Doria e Moro são os dois candidatos ‘mais odiados’ nas redes sociais em janeiro

No mesmo período, Lula liderou as citações positivas entre os cinco principais presidenciáveis

Foto: Rovena Rosa/EBR

Apoie Siga-nos no

Os candidatos João Doria (PSDB) e Sergio Moro (Podemos), da chamada terceira via, foram os dois ‘mais odiados’ nas redes sociais em janeiro de 2022. Os dados são do monitoramento da plataforma Torabit, divulgados pelo jornal Valor Econômico desta segunda-feira 7.

Em janeiro, 40,4% das menções ao ex-juiz nas redes sociais foram com teor negativo, segundo o monitoramento. Ao todo, Moro contabilizou 133 mil citações nas redes sociais, uma média de 4.290 por dia. Menções positivas somam 32% e neutras 27,6%.

Já o governador de São Paulo contabilizou 47,3% de menções negativas ao seu nome neste período. A sua candidatura é a mais rejeitada nas redes sociais, de acordo com o levantamento. Doria tem apenas 29,8% de citações positivas a sua candidatura. Ao todo, o tucano foi mencionado cerca de 13 mil vezes no último mês.

O resultado do monitoramento da Torabit confirma os dados de pesquisas eleitorais recentes, que colocam Moro e Doria como os dois candidatos mais rejeitados pelos eleitores ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nas redes sociais, no entanto, o ex-capitão não acompanha os dois adversários e está em um patamar intermediário na escala de ‘rejeição’. De acordo com o levantamento, Bolsonaro tem mais menções neutras (37,9%) do que negativas ou positivas, que somam 29,8% e 32,4%, respectivamente. Bolsonaro teve pouco mais de 280 mil citações neste período.

Assim como Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) está em um patamar mais neutro, segundo a Torabit. Das 63,8 mil menções ao pedetista em janeiro, quase metade (48,7%) foram neutras, 29,1% foram positivas e 22,2% foram negativas.


Lula lidera menções positivas

O ex-presidente Lula (PT), por sua vez, lidera as menções positivas de internautas. Das 288,8 mil menções ao seu nome nas redes sociais, 40,9% foram positivas, 33,5% foram neutras e apenas 25% foram negativas. O ex-presidente foi o candidato mais citado em janeiro, de acordo com o levantamento.

Para chegar aos resultados, a plataforma levou em conta apenas menções que se relacionam ao tema eleições de 2022. O levantamento da Torabit também monitorou apenas os cinco candidatos com os melhores desempenhos nas pesquisas eleitorais divulgadas no início de janeiro.

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.