Política

Doria e Moro são os dois candidatos ‘mais odiados’ nas redes sociais em janeiro

No mesmo período, Lula liderou as citações positivas entre os cinco principais presidenciáveis

Foto: Rovena Rosa/EBR
Apoie Siga-nos no

Os candidatos João Doria (PSDB) e Sergio Moro (Podemos), da chamada terceira via, foram os dois ‘mais odiados’ nas redes sociais em janeiro de 2022. Os dados são do monitoramento da plataforma Torabit, divulgados pelo jornal Valor Econômico desta segunda-feira 7.

Em janeiro, 40,4% das menções ao ex-juiz nas redes sociais foram com teor negativo, segundo o monitoramento. Ao todo, Moro contabilizou 133 mil citações nas redes sociais, uma média de 4.290 por dia. Menções positivas somam 32% e neutras 27,6%.

Já o governador de São Paulo contabilizou 47,3% de menções negativas ao seu nome neste período. A sua candidatura é a mais rejeitada nas redes sociais, de acordo com o levantamento. Doria tem apenas 29,8% de citações positivas a sua candidatura. Ao todo, o tucano foi mencionado cerca de 13 mil vezes no último mês.

O resultado do monitoramento da Torabit confirma os dados de pesquisas eleitorais recentes, que colocam Moro e Doria como os dois candidatos mais rejeitados pelos eleitores ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nas redes sociais, no entanto, o ex-capitão não acompanha os dois adversários e está em um patamar intermediário na escala de ‘rejeição’. De acordo com o levantamento, Bolsonaro tem mais menções neutras (37,9%) do que negativas ou positivas, que somam 29,8% e 32,4%, respectivamente. Bolsonaro teve pouco mais de 280 mil citações neste período.

Assim como Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) está em um patamar mais neutro, segundo a Torabit. Das 63,8 mil menções ao pedetista em janeiro, quase metade (48,7%) foram neutras, 29,1% foram positivas e 22,2% foram negativas.

Lula lidera menções positivas

O ex-presidente Lula (PT), por sua vez, lidera as menções positivas de internautas. Das 288,8 mil menções ao seu nome nas redes sociais, 40,9% foram positivas, 33,5% foram neutras e apenas 25% foram negativas. O ex-presidente foi o candidato mais citado em janeiro, de acordo com o levantamento.

Para chegar aos resultados, a plataforma levou em conta apenas menções que se relacionam ao tema eleições de 2022. O levantamento da Torabit também monitorou apenas os cinco candidatos com os melhores desempenhos nas pesquisas eleitorais divulgadas no início de janeiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo