Política

Do ‘Zero Quatro’ à ex-mulher do presidente, lobista alvo da CPI tem relação próxima com os Bolsonaro

Mensagens reforçam o ‘trânsito’ de Marconny de Faria, apontado como ‘intermediário’ da Precisa, diz jornal

Jair Renan e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

Diálogos de WhatsApp enviados à CPI da Covid reforçam a proximidade entre Marconny Albernaz Ferreira de Faria, que entrou na mira dos senadores como possível lobista da Precisa Medicamentos, e a família Bolsonaro. A relação se estendia da companhia em eventos ao agendamento de serviços.

Mensagens obtidas pelo jornal Folha de S.Paulo e divulgadas nesta segunda-feira 13 expõem as relações entre Faria e Ana Cristina Siqueira Valle, ex-mulher de Jair Bolsonaro. O lobista convidou Valle para o casamento da filha do ministro João Otávio Noronha, do Superior Tribunal de Justiça, em setembro de 2020. Faria agendou os serviços de cabelo e maquiagem para Valle, com quem dividiu um carro para chegar ao evento.

As conversas também demonstram a amizade entre Marconny de Faria e Karina Kufa, advogada de Bolsonaro. Ele chegou a convidá-la para um passeio de lancha, em maio de 2020. Faria também marcou consultas médicas para Kufa. Em nota, a advogada afirmou que nunca negou a proximidade com Faria.

Em 14 de setembro de 2020, Siqueira Valle encaminhou uma mensagem a Faria na qual solicitava ajuda a Jair Renan Bolsonaro, o ‘Zero Quatro’. A mensagem não trazia detalhes do pedido, mas, três dias depois, o lobista iniciou as tratativas para auxiliar Jair Renan a abrir uma empresa.

“Bora resolver as questões dos seus contratos!! Se preocupe com isso. Como te falei, eu e o William estamos a sua disposição para ajudar te ajudar”, escreveu Marconny. “Show irmão. Eu vou organizar com Allan a gente se encontrar e organizar tudo”, respondeu Jair Renan.

Conforme as transcrições, o filho do presidente da República disse que teria de obter o registro de Microempreendedor Individual e oficializar a marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Marconny, então, afirmou: “Temos que marcar uma reunião para me dizer o que está precisando. bora marcar na segunda”. O ‘Zero Quatro’ devolveu com “Talkei”.

Ainda naquele dia, o lobista enviou uma mensagem para o advogado William de Araújo Falcomer dos Santos: “Posso marcar uma reunião com o Renan Bolsonaro na segunda às 16h?”. Falcomer deu o aval e disse que estava “marcado”.

De acordo com o jornal, o telefone registrado na Receita Federal pela Bolsonaro Jr Eventos, empresa de Jair Renan, é o mesmo do escritório de Falcomer. Frederick Wassef, advogado do filho de Bolsonaro, disse ao veículo que seu cliente não tem nenhuma relação com  Falcomer.

Antes das revelações sobre Jair Renan, Marconny Faria apresentou um atestado médico no qual alegava estar internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a fim de não comparecer a depoimento marcado na CPI da Covid. O suposto lobista da Precisa Medicamentos diz sofrer com dor pélvica.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar