Política

Do Val diz à PF que partiu de Daniel Silveira a ideia de gravar Moraes

Em depoimento, o senador afirmou que Jair Bolsonaro ouviu a proposta e não se manifestou

Marcos do Val e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O senador licenciado Marcos do Val (Podemos-ES) repetiu à Polícia Federal, em depoimento nesta quarta-feira 19, ter partido do ex-deputado Daniel Silveira a reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro na qual teria sido discutido um plano golpista contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

A oitiva, realizada na sede da PF em Brasília, durou mais de cinco horas e terminou pouco antes das 19h. Trechos do depoimento foram revelados pela TV Globo.

Do Val disse ter sido procurado de forma insistente por Silveira dois dias antes da reunião, realizada em 8 de dezembro passado, no Palácio da Alvorada. Afirmou também que quando se encontrou com Silveira, o ex-deputado estava ao telefone com Bolsonaro e que o próprio ex-presidente o convidou para a agenda.

O senador relatou à PF que logo depois da ligação mandou uma mensagem para Moraes solicitando uma audiência no dia seguinte. No encontro, ao ser questionado se considerava prudente ir à reunião com Bolsonaro e Silveira, o ministro teria dito a Do Val que “informação é sempre importante”.

De acordo com o depoimento, Silveira abordou em dado momento a ideia de gravar Moraes a fim de encontrar pretexto para uma ruptura democrática. Mais uma vez Do Val afirmou que Bolsonaro apenas ouviu a proposta e não se manifestou.

Marcos do Val disse, ainda, ter relatado o teor da reunião a Moraes assim que deixou o Alvorada.

Na semana passada, Bolsonaro confirmou à PF seu encontro com Do Val e Silveira. Ele negou, porém, ter discutido um plano golpista.

Apesar de rejeitar a trama, o ex-capitão admitiu ter sido avisado sobre o teor da reunião.

“Indagado se Daniel Silveira adiantou que seria tratado algo sobre ministro Alexandre de Moraes, o declarante [Bolsonaro] respondeu que, segundo Daniel Silveira, o senador Marcos do Val também gostaria de tratar sobre algum assunto referente ao ministro, sem nenhum outro detalhe ou conotação pessoal”, diz o registro da oitiva, realizada em Brasília.

Nesse momento do depoimento, Bolsonaro também alegou que “não teve contato anterior” com Do Val. Na sequência, ele afirmou não manter “relação pessoal” com o senador e que “não sabe ao certo se a iniciativa da reunião foi de Marcos do Val ou de Daniel Silveira”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo