Política

Do Rolls-Royce à posse dos ministros, confira em fotos o dia histórico de Lula

O petista iniciou neste domingo 1º o seu terceiro mandato no Palácio do Planalto

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu oficialmente a Presidência da República neste domingo 1º. Ele iniciou seu terceiro mandato no Palácio do Planalto.

O dia foi marcado por uma sucessão de atos institucionais. Confira abaixo, em imagens, o caminho do petista neste domingo rumo à largada de seu novo governo:

Primeiro, o desfile no Rolls-Royce pela Esplanada dos Ministérios:

Foto: Evaristo Sá/AFP

Foto: Carl de Souza/AFP


Foto: Carl de Souza/AFP

Na sequência, Lula deu início à cerimônia oficial, em sessão solene no Congresso Nacional comandada pelo presidente do Parlamento, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). No plenário, o petista assinou o termo de posse utilizando uma caneta recebida como presente de um apoiador. Entenda a história.

Foto: Mauro Pimentel/AFP

Formalizada a posse, Lula proferiu seu primeiro discurso no cargo. No plenário do Congresso, ele saiu em defesa da democracia, com fortes críticas à gestão de Jair Bolsonaro (PL), mas rechaçou qualquer espécie de revanche. Leia a íntegra.

Foto: Mauro Pimentel/AFP

O passo seguinte envolveria o ato de subir a rampa do Palácio do Planalto e o recebimento da faixa presidencial. Após Bolsonaro confirmar seu desprezo pelos ritos democráticos e viajar aos Estados Unidos na sexta-feira 30, a transmissão da faixa ficou a cargo de um grupo que representa a diversidade da sociedade brasileira. Conheça o os responsáveis pelo ato.

Foto: Sergio Lima/AFP

Foto: Carl de Souza/AFP

Foto: Carl de Souza

Empossado no cargo e com a faixa de presidente, Lula proferiu um novo discurso, desta vez a uma multidão reunida em frente ao Palácio. Ele pregou a união da população e chorou ao falar sobre a desigualdade social e a fome. Leia a íntegra do pronunciamento.

Foto: Evaristo Sá/AFP

Foto: Evaristo Sá/AFP

Foto: Evaristo Sá/AFP

O dia ainda reservava o encontro com autoridades estrangeiras. Lula se reuniu, por exemplo, com os ex-presidentes do Uruguai Julio Maria Sanguinetti e José Mujica e com o presidente Luis Lacalle Pou:

Foto: Sergio Lima/AFP

O fim de um longo dia de solenidades não chegaria, porém, sem Lula dar posse aos 37 ministros de seu governo. Confira, aqui, a relação completa. O presidente ainda assinou o primeiro pacote de medidas de seu novo governo, com decretos e medidas provisórias. Veja as mudanças.

Imagem Foto: Ricardo Stuckert

Além de toda a cerimônia institucional, os brasileiros que compareceram à Esplanada dos Ministérios puderam acompanhar um festival musical que só se encerra na madrugada da terça 2.

Foto: Mauro Pimentel/AFP

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo