Política

assine e leia

Ditadura S/A

Investigação independente revela graves violações de direitos por empresas cúmplices do regime

Simbiose. A Aracruz Celulose e a Fiat receberam incentivos fiscais do regime e em troca espionaram os funcionários em parceria com os órgãos de repressão. Na montadora instalada em Betim, Minas Gerais, funcionava uma sala de interrogatório – Imagem: Suzano Papel e Celulose e FIAT
Apoie Siga-nos no

O termo de ajustamento de conduta proposto em 2020 pelo Ministério Público à Volkswagen, reparação à cumplicidade da montadora alemã com os órgãos de repressão durante a ditadura, rendeu frutos. Parte do dinheiro pago pela multinacional acabou revertido para o projeto “A Responsabilidade de Empresas por Violações de Direitos Durante a Ditadura”. Coordenado pelo Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Universidade Federal de São Paulo, o levantamento investiga desde então dez companhias colaboracionistas: Aracruz, Cobrasma, Companhia Siderúrgica Nacional, Docas de Santos, Fiat, Folha de S. Paulo, Itaipu, Josapar, Paranapanema e Petrobras.

Divulgados no início de junho, os resultados apontam violações de direitos trabalhistas, danos à saúde em decorrência de trabalhos insalubres, repressão (impedimento de organização de funcionários e direito à greve), vigilância de trabalhadores e produção de “listas sujas” para impedi-los de encontrar novos empregos, prisões ilegais e ocultações de paradeiro às famílias, tortura, violência sexual, morte de trabalhadores, discriminação racial ou de gênero. Entre os crimes contra povos indígenas, quilombolas ou camponeses, há esbulho de terras, destruição das lavouras ou produção, trabalho escravo ou infantil, tortura e mortes e desaparecimentos, entre outros.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo