Justiça

Dino determina o bloqueio de 1,2 mil emendas por falta de regularização

O ministro apontou que as contas não possuíam os critério de rastreabilidade dos recursos

Dino determina o bloqueio de 1,2 mil emendas por falta de regularização
Dino determina o bloqueio de 1,2 mil emendas por falta de regularização
O ministro Flávio Dino. Foto: Fellipe Sampaio /STF
Apoie Siga-nos no

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta quarta-feira 30 bloquear 1.283 emendas parlamentares destinadas à área da saúde por falta de regularização.

No despacho, Dino justificou que a Advocacia-Geral da União apontou que essas contas não foram regularizadas de forma a atender a critérios que permitam a rastreabilidade dos recursos.

“Em razão da ausência da abertura e/ou regularização de contas específicas, individualizadas por emenda, não resta alternativa a não ser o bloqueio das emendas parlamentares da saúde relativas às 1283 contas não regularizadas”, diz o documento.

O desbloqueio está condicionado ao pedido específico do Ministério da Saúde, atestando a regularização das contas. Dino apontou ainda que chegou a flexibilizar o prazo para a abertura das contas.

“A flexibilidade quanto aos prazos demonstra ponderação na condução dos presentes autos, mas é certo que não é possível aguardar indefinidamente pelo cumprimento dos deveres constitucionais por parte dos gestores públicos”, pontuou.

Dino é relator no STF de uma ação movida pelo PSOL contra a falta de transparência nas emendas. Desde o ano passado, ele expediu ordens para barrar o envio das verbas a obras sem critérios técnicos e cobrou do Legislativo a aplicação de diretrizes que permitam fiscalizar a execução do dinheiro.

Em fevereiro, o Supremo homologou o acordo do governo federal com o Congresso Nacional para liberar as emendas parlamentares, desde que elas sigam regras de transparência.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo