Política

Dino anuncia inquérito da PF para investigar se abordagem em voo contra deputado do PT foi racista

Após a ação, Renato de Freitas relatou a outros passageiros ter se sentido humilhado e questionou ‘quem mais passou por isso em algum voo’

O vereador Renato Freitas, do PT. Foto: Carlos Costa/Câmara Municipal de Curitiba
Apoie Siga-nos no

O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou nesta quinta-feira 11 a abertura de um processo administrativo para apurar se houve ato de racismo na abordagem da Polícia Federal contra o deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) durante embarque em um voo.

O parlamentar foi retirado pela PF para uma revista após o embarque em um voo em Foz do Iguaçu com destino a Londrina. Na ocasião, os agentes afirmaram que Freitas havia sido escolhido aleatoriamente para uma inspeção de rotina.

O petista filmou a abordagem e em diversos momentos questionou o teor da ação. Ao final da gravação, relatou a outros passageiros ter se sentido humilhado e questionou “quem mais passou por isso em algum voo”.

Em entrevista ao UOL, Dino afirmou que “infelizmente temos uma sociedade em que o racismo é entranhado em todas as instituições” e que por isso não pode afirmar nem descartar que a abordagem tenha sido motivada pela cor da pele do deputado. “Com certeza essa inquirição está sendo feita, para que se tenha um esclarecimento definitivo da Polícia Federal.”

Em nota, a PF argumenta que Renato Freitas teria se recusado a passar pelo procedimento de revista em local anterior ao embarque e se dirigido diretamente à aeronave.

O deputado afirma que de fato havia sido sorteado para uma inspeção aleatória durante o embarque, mas que em qualquer momento se recusou a ser revistado pela equipe do aeroporto. Ele sustenta que só entrou no avião após ter sido ignorado pelos funcionários, mesmo quando solicitou a presença da Polícia Federal para a inspeção.

Nas redes sociais, Freitas disse aguardar as imagens internas do aeroporto para confirmar sua versão e ponderou que a responsabilidade não deve ser direcionada à Polícia Federal, mas aos agentes de proteção da Aviação Civil.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo