Mundo

Dilma se solidariza com Cristina Kirchner: ‘Vítima de perseguição política’

O Ministério Público pediu 12 anos de prisão e a inelegibilidade perpétua para qualquer cargo público da vice-presidenta da Argentina

Foto: Arquivo/Roberto Stuckert/2016
Apoie Siga-nos no

A ex-presidenta Dilma Roussef manifestou apoio, nesta terça-feira 23, à vice-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner. Em publicações nas redes sociais, a petista disse que Kirchner é vítima de ‘mais um ato brutal de lawfare e perseguição política’.

A vice-presidenta é acusada de liderar uma quadrilha que desviou cerca de 1 bilhão de dólares por meio de obras públicas pelos quais o Ministério Público pediu 12 anos de prisão e a inelegibilidade perpétua para qualquer cargo público.

Dilma argumentou que as supostas irregularidades teriam ocorrido há mais de 15 anos e ‘jamais foram provadas’. “Seu direito à defesa foi violado, com o abusivo acréscimo de acusações que nunca haviam sido feitas”, apontou, ao acrescentar que nenhum tribunal da Argentina considerou válidas as acusações contra Kirchner. “Trata-se de pura perseguição judicial e midiática. É o método que a extrema direita adota no continente para interditar líderes que vivem no coração do povo”.

Estima-se que a sentença contra Kirchner, pedida pelo promotor argentino Diego Luciani na segunda-feira 22, seja cumprida até o final do ano. Na decisão, também consta o pedido de confisco de 5,3 milhões de pesos da vice-presidente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo