Política

Destruição no Palácio do Planalto em 8 de Janeiro causou prejuízo de R$4,3 milhões, diz governo à CPMI

Obras de arte depredadas pelos golpistas formam maior parte do valor divulgado pelo governo federal

Créditos: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O terrorismo de bolsonaristas no dia 8 de Janeiro, no Palácio do Planalto, em Brasília, causou um prejuízo de 4,3 milhões de reais. O valor consta em um balanço encaminhado pelo governo federal à CPMI que apura os atos golpistas.

De acordo com o documento, a maior parte deste valor é da depredação de obras de arte. Há no documento também o registro de itens extraviados pelos bolsonaristas que invadiram a sede do governo naquele 8 de Janeiro.

O balanço, feito pela Coordenação-Geral de Gestão Patrimonial da Presidência, identificou 24 obras de arte danificadas pelos ataques. Ao todo, o prejuízo de parte desta destruição soma 3,5 milhões de reais, segundo o órgão.

Há, porém, parte dos itens que não possuem avaliação, considerados obras de valor imensurável. O relógio de D. João VI, destruído pelo bolsonarista Antônio Cláudio Alves Ferreira, é um destes itens. A peça é do século XVII produzida pelo artista Balthazar Martinot e é, praticamente, única, tendo apenas uma semelhante no mundo, em exibição no Palácio de Versailles, na França.

Para além do prejuízo de obras danificadas ou perdidas, o balanço do Planalto também inclui gastos com recuperação dos itens quebrados pelos terroristas. Ao todo, a soma é de 300 mil reais.

A lista ainda inclui itens como computadores, cadeiras, televisões e outros equipamentos usados na rotina da Presidência. Neste caso o prejuízo estimado é superior a 360 mil reais.

Os itens furtados, de acordo com o balanço, somam 142 mil reais. Ao todo, são 149 peças nestas condições, entre elas estão equipamentos de segurança e médicos usados no Planalto, além de poltronas e gaveteiros.

O prejuízo de 4,3 milhões, importante dizer, se refere apenas aos itens depredados ou furtados do Palácio do Planalto. Se somado aos demais locais invadidos por bolsonaristas, o montante estimado é de cerca de 20 milhões de reais.

Uma operação de ressarcimento dos prejuízos está em curso com bloqueio de contas e bens de investigados pelo vandalismo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo