Política

Deputados vão ao STF e à PGR contra Mourão por incitar animosidade nas Forças Armadas

O ex-vice-presidente utilizou a tribuna do Senado para dizer que os militares deveriam reagir ao que chamou de ‘arbítrios’

(Brasília - DF, 09/06/2020) Palavras do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

A deputada federal Luciene Cavalcante, o deputado estadual Carlos Giannazi e o vereador Celso Giannazi, todos do PSOL paulista, pediram que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, proíba o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) de incentivar “animosidade” entre as Forças Armadas e os Três Poderes.

A solicitação foi apresentada nesta quinta-feira 8, horas depois de o ex-vice-presidente utilizar a tribuna do Senado para dizer que as Forças Armadas deveriam reagir ao que chamou de “arbítrios” contra militares.

Nas redes sociais, Mourão também definiu como “devassa persecutória” a operação da Polícia Federal que mirou Jair Bolsonaro (PL) e aliados para apurar suposta organização criminosa na tentativa de um golpe de Estado.

“Não podemos nos omitir, nem as Forças Armadas, nem a Justiça Militar, sobre esse fenômeno de desmando desenfreado que persegue adversários e que pode acarretar instabilidade no País”, acrescentou.

Os parlamentares sustentam que Mourão teria cometido o crime tipificado no artigo 286 do Código Penal, que prevê punição a quem incita, publicamente, animosidade entre as Forças Armadas ou delas contra os poderes constitucionais, as instituições civis ou a sociedade.

“O Judiciário precisa proibir tais manifestações, que desvirtuam a ordem constitucional e visam criar instabilidade institucional com o fito de operar golpe de Estado. Ou seja, o incentivo de golpe militar é crime, mesmo sendo por meio de discurso inflamatório, a mera tentativa é crime contra o estado democrático e não pode ser admitida”, diz um trecho do pedido.

Em outra investida, os deputados federais Sâmia Bomfim (SP), Glauber Braga (RJ) e Fernanda Melchionna (RS), todos do PSOL, acionaram a Procuradoria-Geral da República contra Mourão. Os parlamentares também cobram uma investigação por estimular um golpe de Estado e animosidade contra os Poderes.

Além disso, os congressistas também apresentaram um pedido de cassação contra o ex-vice-presidente no Conselho de Ética do Senado por quebra de decoro parlamentar. A representação também é assinada pela presidente nacional do PSOL, Paula Coradi.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo