Política

Deputados pedem a cassação de Douglas Garcia após ataque a Vera Magalhães

Isa Penna e parlamentares do PT vão ao Conselho de Ética da Alesp contra o bolsonarista

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A deputada Isa Penna (PCdoB) ingressou nesta quarta-feira 14 com uma representação no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo contra Douglas Garcia (Republicanos) por quebra de decoro parlamentar. O bolsonarista hostilizou e agrediu verbalmente a jornalista Vera Magalhães após debate entre candidatos ao governo de São Paulo realizado pela TV Cultura.

No documento, Isa pede a cassação de Garcia e diz que “falta civilidade e sobra barbárie nas atitudes praticadas pelo parlamentar”.

“A Assembleia Legislativa de São Paulo, como vanguardista das legislações do País, tem o dever de ser pioneira no posicionamento firme contrário a essa misoginia presente em todo o Brasil”, escreve a deputada no documento. “O parlamentar além de quebrar o decoro parlamentar com frases absolutamente machistas e misóginas, infringiu regramentos legais de envergadura internacional dos quais o Brasil é signatário, de modo que deve ser exemplarmente penalizado”.

Os deputados estaduais Emídio de Souza e Paulo Fiorilo, do PT, também confirmaram que vão pedir a cassação do  bolsonarista. “A postura é incompatível com o Estado Democrático de Direito e o seu comportamento perante a jornalista Vera Magalhães representa um grave desrespeito com as mulheres”, escreveu Emídio nas redes sociais. ““Nojo desse tipo de pessoa que se esconde na imunidade parlamentar para intimidar e agredir”, completou Fiorilli.

O ataque de Garcia à jornalista foi o mesmo utilizado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no debate da TV Bandeirantes, no dia 28 de agosto.

O deputado estadual foi ao debate acompanhado da comitiva do ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato de Bolsonaro ao governo do estado. Durante a discussão, o jornalista Leão Serva tirou o celular da mão do parlamentar e arremessou longe.

Garcia já se envolveu em diversos eventos do tipo. Em agosto, o parlamentar disse que “tiraria a tapa” uma transexual ou travesti que utilizasse o banheiro feminino. 

O bolsonarista também esteve envolvido em um suposto esquema de “linchamento virtual” por meio de mensagens que disseminavam informações falsas. Garcia chegou a ser expulso do PSL após manifestações contra o Supremo Tribunal Federal em julho. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo