CartaExpressa

Deputados da base aliada engrossam ofensiva do governo contra clubes de tiro

Enquanto o Ministério da Justiça prepara um decreto para regularizar a atividade dos estabelecimentos, deputados como Túlio Gadelha (Rede) apresentam PLs para endurecer regras de atuação

Foto: Reprodução/ASCOM Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Deputados da base aliada ao governo Lula (PT) pretendem engrossar a ofensiva contra clubes de tiro no Congresso após o término do recesso parlamentar.

Enquanto o Ministério da Justiça prepara um decreto para regularizar a atividade dos estabelecimentos, parlamentares apresentam projetos de lei para endurecer as regras de atuação dos clubes.

Uma proposta, protocolada pelo deputado federal Túlio Gadelha (Rede-PE), prevê restringir a circulação de membros dos clubes da 0h às 6h, quando os estabelecimentos deverão ficar fechados. Haverá exceção apenas para quem possuir autorização da Polícia Federal.

“Diversos atiradores vem burlando a legislação de porte de arma de fogo, restrita às hipóteses previstas na lei para portarem suas armas de forma indiscriminada, colocando em risco a segurança de terceiros e dos agentes de segurança pública”, argumenta Gadelha.

A ideia é montar duas frentes de atuação contra eventuais resistências da bancada oposicionista. Isso porque, apesar da edição dos decretos, o Congresso pode derrubar o texto apresentado pela pasta chefiada por Flávio Dino (PSB).

De acordo com Dino, o decreto deve ser editado por Lula nesta sexta-feira 21. Em linhas gerais, a proposta ainda reduz o número de armas e de munições que os brasileiros poderão comprar.

Sob Bolsonaro, os clubes de tiro passaram a funcionar 24 horas por dia. A mudança permitiu que os atiradores pudessem transportar armas a qualquer hora do dia, com o argumento de que estariam a caminho dos stands.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo