Mundo

Deputados bolsonaristas pressionam governo Lula a classificar o Hamas como terrorista

Na prática, o requerimento tem caráter de sugestão e não precisa ser votado pelo plenário da Câmara

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Em meio ao conflito em Israel, deputados bolsonaristas cobram que o governo Lula (PT), por meio do Itamaraty, reconheça o Hamas como uma “organização terrorista”. A reivindicação foi apresentada em requerimento protocolado na Câmara nesta quarta-feira 11.

O documento é assinado por 61 parlamentares, entre representantes de PL, Podemos, MDB, PSD e Republicanos. No requerimento, encabeçado pelo deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), os bolsonaristas afirmam que a solicitação também atenderia a uma demanda do embaixador de Israel, Daniel Zonshine, com quem tiveram uma reunião nesta semana.

“A declaração oficial do Hamas como organização terrorista é de extrema importância para que o governo brasileiro possa tomar medidas firmes contra a organização”, diz o texto.

Na prática, o requerimento tem caráter de sugestão e não precisa ser votado pelo plenário da Câmara. A decisão sobre dar andamento à matéria cabe à Mesa Diretora.

Mesmo que a presidência da Casa decida enviar o documento ao Itamaraty, o ministro Mauro Vieira não será obrigado a atender ao pleito dos parlamentares.

O conflito entre Israel e Hamas está em seu quinto dia e já deixou mais de 2,3 mil mortos.

Em entrevista nesta semana a CartaCapital, o ex-chanceler Aloysio Nunes (PSDB) disse ser “pura ignorância” a tese de que o País deveria definir o Hamas como uma organização terrorista.

“Esse carimbo de terrorista a um país ou a um movimento que atua internacionalmente é algo que decorre de uma posição das Nações Unidas, e o Brasil segue a opinião das Nações Unidas”, afirmou o tucano.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo