Política

Deputado Renato Freitas passa por nova revista em aeroporto: ‘Sempre sorteado’

Em maio, o parlamentar foi retirado de uma aeronave pela Polícia Federal para uma revista e denunciou racismo. O ministro Flávio Dino chegou a anunciar a abertura de processe administrativo para apurar o caso

O vereador Renato Freitas, do PT. Foto: Carlos Costa/Câmara Municipal de Curitiba
Apoie Siga-nos no

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) foi alvo de uma nova revista aleatória no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, na segunda-feira 17.

O parlamentar embarcava para Brasília, onde participou, na tarde de ontem, de uma marcha pela preservação, reconhecimento e valorização da cultura hip-hop.

O deputado publicou em suas redes sociais um vídeo do momento em que passa pela revista.”Sempre sorteado”, escreveu. Na gravação, é possível ver o momento em que uma funcionária do aeroporto se aproxima para dizer que a filmagem no local é proibida, mas o deputado orienta a pessoa que o acompanha que continue filmando.

Ao jornal O Globo, Freitas questionou os critérios para a abordagem que acredita ser movida a critério racial. “Há uma justificativa genérica de revista aleatória, mas não há um dado objetivo, de transparência de quais são os critérios. Ela agiu como se tivesse lidando com um suspeito, não há dúvidas de que há critério racial. Fui alvo de discriminação e não posso nem questionar”, disse.

Em maio, o parlamentar foi retirado pela Polícia Federal para uma revista após o embarque em um voo em Foz do Iguaçu com destino a Londrina. Na situação, Renato também denunciou racismo na conduta. Após o caso, o ministro da Justiça, Flávio Dino, chegou a anunciar a abertura de um processo administrativo para apurar se houve ato de racismo na abordagem da PF contra o deputado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo