CartaExpressa

Deputado do PL aciona PGR e TCU contra post do governo visto como referência a Carlos Bolsonaro

Governo defende que que não houve utilização política das contas governamentais nas redes sociais

Deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS). Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) enviou nesta segunda-feira 29 um ofício ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a publicação do governo que foi interpretada como sátira à operação da Polícia Federal que mirou em Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).

No ofício, o parlamentar pede a investigação para apurar uma possível “estruturação da publicidade institucional do Governo Federal direcionada ao ataque a adversários políticos do Governo”.

O ministro Paulo Pimenta, responsável pela Secretaria de Comunicação da Presidência, defendeu que não houve utilização política das contas governamentais nas redes sociais.

Pimenta, por outro lado, classificou as críticas à postagem como “especulação e tentativa de tirar o foco do que é central e relevante”, conforme expressou em uma publicação no X (ex-Twitter).

As postagens questionadas, feitas pela Secom e pelo perfil oficial do Governo do Brasil, traziam uma mensagem incentivando a população a não temer a visita dos agentes comunitários de saúde, destacando a importância de seu trabalho no combate ao aumento de casos de dengue no país.

A imagem publicada continha uma foto de uma mão batendo à porta com a legenda “toc, toc, toc”, fazendo uma alusão às piadas nas redes sociais sobre batidas da Polícia Federal em investigações.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo