Política

Deputado bolsonarista parte para cima de petista em sessão sobre cannabis

‘Deu um murro no meu peito’, disse deputado do PT; parlamentares analisavam projeto para liberar cultivo de cannabis para fins medicinais

Deputado bolsonarista parte para cima de petista em sessão sobre cannabis
Deputado bolsonarista parte para cima de petista em sessão sobre cannabis
O deputado bolsonarista Diego Garcia avançou contra o petista Paulo Teixeira durante sessão sobre cannabis. Foto: Reprodução/TV Câmara
Apoie Siga-nos no

A tensão subiu durante sessão na Câmara sobre a liberação da cannabis para fins medicinais, nesta terça-feira 18. O deputado bolsonarista Diego Garcia (Podemos-PR) partiu para cima do presidente da comissão especial que examina o projeto, Paulo Teixeira (PT-SP), favorável à autorização do uso medicinal da erva.

Os deputados se reuniram para votar o parecer do relator, deputado Luciano Ducci (PSB-PR), sobre o PL 399/2015, que permite o cultivo de cannabis sativa, planta também usada para produzir a maconha, para fins medicinais, veterinários, científicos e industriais. O presidente Jair Bolsonaro é contra o projeto.

Durante a sessão, Diego Garcia propôs um requerimento para adiar a decisão. Paulo Teixeira, então, submeteu o pedido a votação. O formato da votação, no entanto, desagradou o bolsonarista: quem desejasse aprovar o requerimento precisava se manifestar, enquanto os desfavoráveis permaneciam como estavam. Sem manifestações, o requerimento acabou sendo rejeitado.

Em reação, o deputado bolsonarista pediu o formato nominal de votação, em que o sistema da Câmara registra a posição de cada um. A reclamação, porém, não foi atendida. Garcia, então, levantou-se e avançou contra Teixeira, dando-lhe um tapa no peito.

Os parlamentares, então, amontoaram-se em volta da mesa da presidência da Comissão, e uma deputada chegou a pedir a ajuda de seguranças. Opositores ao projeto aproveitaram para protestar contra “a pressa de liberar a maconha no Brasil”. Teixeira, por sua vez, condenou a atitude violenta de Garcia.

“Esse deputado chegou aqui na frente e me deu um murro no meu peito”, exclamou o petista. “Me deu um tapa no meu peito. Eu vou pedir o filme, você me empurrou. Não faça isso, não dei direito a você.”

O tumulto durou pelo menos 10 minutos.

O petista, contudo, manteve a rejeição do requerimento e ordenou o prosseguimento das discussões. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) reclamou de “tentativa de inviabilizar que a sessão aconteça”.

“Todo esse escândalo que foi feito era para tirar Vossa Excelência do sério”, afirmou.

Conforme contou em entrevista a CartaCapital, de 2020, Teixeira realizou uma série de audiências públicas e viagens para investigar sobre o tema, a países como Colômbia e Uruguai. Naquela época, o deputado via clima “favorável” para a aprovação da matéria, mas a chegada da pandemia acabou suspendendo o trabalho das comissões.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo