Política

Deputado aciona Moraes após Eduardo Paes defender internação compulsória para dependentes químicos

Documento pede ao STF que Prefeitura preste esclarecimentos sobre as medidas que pretende adotar

Prefeito Eduaro Paes. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Tarcísio Motta (PSOL-RJ) decidiu acionar nesta terça-feira 21 o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, após o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), defender a internação compulsória de usuários de drogas na cidade.

Segundo o prefeito, a gestão municipal acionou o secretário de Saúde, Daniel Soranz, para que seja elaborada uma política municipal a respeito.

No documento enviado ao ministro do STF, o deputado solicita que a prefeitura seja intimada como medida adicional de precaução ante o possível iminente descumprimento das determinações do Supremo que vetam esse tipo de medida.

Solicita ainda que a Prefeitura preste esclarecimentos sobre as medidas que pretende adotar e que possam implicar no recolhimento forçado de pessoas em situação de rua.

O que Paes defende

Para combater o uso de drogas na cidade, Paes defendeu implementar uma política de internação compulsória na cidade. O prefeito disse ser contra ‘amarras impostas às autoridades’ para resolver o problema.

“Não é mais admissível que diferentes áreas de nossa cidade fiquem com pessoas nas ruas que não aceitam qualquer tipo de acolhimento e que mesmo abordadas em diferentes oportunidades pelas equipes da prefeitura e autoridades policiais, acabem cometendo crimes”, escreveu Paes nesta terça-feira.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo