Política

Deputadas do PSOL acionam MP contra revogação da liminar que impedia a apreensão de adolescentes sem flagrante no RJ

Ministério Público denuncia que a Operação Verão resultou no aumento de apreensão de jovens negros sem flagrante

Praia do Flamengo na zona sul do Rio de Janeiro. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil) Praia do Flamengo na zona sul do Rio de Janeiro. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Apoie Siga-nos no

As deputadas estaduais Talíria Petrone e Renata Souza, ambas do PSOL-RJ, enviaram ao Ministério Público Federal e do Rio uma representação contra a revogação da liminar que impedia a apreensão de adolescentes sem flagrantes nas praias do Rio de Janeiro.

Nas redes sociais, Renata Souza classificou a medida como um ‘apartheid racial’ nas praias cariocas. “Não vamos compactuar com racismo disfarçado de segurança pública”, destacou.

A liminar havia sido concedida pelo Juizado da Infância do Rio após o Ministério Público denunciar que a Operação Verão, que aumenta o efetivo policial nas orlas, resultou em casos de abuso policial e a apreensão sem flagrante de dezenas de jovens negros, revelando um possível recorte de raça.

“A praia, um dos lugares mais democráticos do Rio de Janeiro, agora se torna um lugar hostil para a juventude negra do Rio. A democracia não chegou para o povo negro e pobre, que só poderá frequentar a zona sul para trabalhar no meio da semana. E nunca para a diversão aos fins de semana”, pontuaram ambas as parlamentas ao comentar o ofício.

A medida foi revogada na manhã deste sábado 16 pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio, após manifestação do governador Cláudio Castro contra a liminar que proibia a apreensão sem flagrante.

A Operação Verão une forças de segurança do estado e da prefeitura com a justificativa de aumentar o efetivo policial nas praias do Rio de Janeiro durante dezembro e janeiro, meses em que os locais recebem o maior fluxo de turistas no ano.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo