Política

Depoimento de Valério sobre Lula deve ir para a 1ª instância

É o que indicou nesta terça-feira 28 o procurador-geral da República, Roberto Gurgel

Apoie Siga-nos no

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou nesta terça-feira 29 que deve enviar à primeira instância da Justiça o depoimento prestado pelo publicitário Marcos Valério em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é citado como suposto beneficiado do “mensalão”, esquema do qual o empresário mineiro foi condenado por corrupção e formação de quadrilha.

O depoimento foi dado em setembro, quandoValério já havia sido condenado pelos ministros do Supremo Tribunal Federal.

De acordo com o site da Folha de S.Paulo, Gurgel anunciou que está ainda concluindo a análise sobre as declarações para saber se há prerrogativa de foro às pessoas citadas – não é o caso do ex-presidente, por exemplo.

A hipótese, segundo ele, é que procuradores da República em primeiro grau sejam responsáveis por analisar os depoimentos e pedir ou não eventuais investigações sobre o ex-presidente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo