Política

Dallagnol celebra Moro ministro e nega prejuízo à Lava Jato: ‘ridículo’

Segundo procurador, se Moro tivesse aspiração política, ele poderia ter se tornado presidente ou senador nas últimas eleições

O procurador comemorou a decisão de Moro
Apoie Siga-nos no

Em texto publicado em suas redes sociais, Deltan Dallagnol, procurador-chefe da Operação Lava Jato em Curitiba, celebrou a confirmação de Sérgio Moro como ministro da Justiça do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). 

“Minha avaliação pessoal – não estou falando nesse post pelas equipes que trabalham na Lava Jato, que podem ter diferentes visões desse assunto – é de que a decisão é bastante positiva para a causa anticorrupção e para o país”, escreveu Dallagnol. 

Leia também:
Políticos reagem nas redes sociais a Moro ministro de Bolsonaro
Moro se afasta de casos para evitar “controvérsias desnecessárias”

O procurador diz ser necessário fazer uma “análise crítica” dos ataques à reputação da Lava Jato, “como aqueles que acusam o juiz de ter, desde sempre, aspiração política”. “Isso é ridículo. Se o juiz Sérgio Moro tivesse aspiração política, ele poderia ter se tornado presidente ou senador nas últimas eleições com alta probabilidade de êxito.” Ele disse que “mentiras” como essa “não vão abalar a Lava Jato”. 

Dallagnol diz acreditar que Moro poderá impactar ainda órgãos importantes como a Polícia Federal, a CGU e o Coaf, “ampliando sua influência positiva dos casos em Curitiba para todo o país”. 

O procurador também elogiou o fato de Moro ter levado consigo uma publicação com um pacote de Novas Medidas Contra a Corrupção antes da reunião com Bolsonaro. “O juiz Sergio Moro vai ao Ministério da Justiça por um bem maior: consolidar os avanços da Lava Jato e avançar contra o crime organizado, problemas extremamente preocupantes no nosso país, assim como defender o fortalecimento da democracia, que é pressuposto da luta contra a corrupção.”

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar