Política
Defesa de Michel Temer entra com pedido de habeas corpus no STJ
Os advogados protocolaram o documento antes mesmo de o ex-presidente se entregar, na tarde desta quinta-feira


A defesa de Michel Temer entrou com pedido de habeas corpus do ex-presidente, preso novamente na tarde desta quinta-feira 9 por suspeitas de coordenar propinas relacionadas à usina Angra 3. O pedido foi protocolado no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O ministro relator do processo é Antonio Saldanha Palheiro.
Os advogados de Temer protocolaram o documento antes mesmo de o ex-presidente se entregar, a fim de impedir que a prisão fosse feita até as 17h, como definido pela juíza Caroline Figueiredo. No entanto, Temer se entregou na sede da Polícia Federal em São Paulo por voltas das 15 horas.
O pedido de prisão foi expedido na quarta-feira 8 pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). A investigação integra a Operação Lava Jato. No mesmo dia, a instância também revogou o habeas corpus de Temer e do coronel da reserva da Polícia Militar, João Baptista Lima Filho, o coronel Lima.
A defesa do ex-presidente, antes do mandado da terça-feira, havia declarado em nota que a justiça demonstrava “compromisso até mesmo com o senso do ridículo” ao caminhar para uma nova prisão de Temer, que foi preso pela primeira vez em março.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.