CartaCapital

Michel Temer é preso pela Lava Jato do Rio

Polícia também prendeu Moreira Franco, ex-ministro do emedebista

Michel Temer (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)
Apoie Siga-nos no

Foi preso por volta das 11h20 desta quinta-feira 21 o ex-presidente Michel Temer (MDB). O mandando foi expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da força-tarefa da Lava Jato carioca. Também foi preso Moreira Franco, ex-ministro e homem forte do MDB.

Apesar de o mandado ter sido expedido no Rio, Temer foi preso pela Polícia Federal em São Paulo. O ex-presidente será submetido a um exame do IML e, em seguida, levado até a capital fluminense para ser ouvido.

O caso que está com o juiz Bretas trata das denúncias do delator José Antunes Sobrinho, dono da Engevix, que diz ter repassado 1 milhão em propina ao Coronel Lima, militar amigo de Temer e Moreira Franco — e que também foi preso. A empreiteira fechou contratos com a usina de Angra III. Além do ex-presidente, Sobrinho indicou episódios envolvendo Renan Calheiros e Eduardo Cunha.

O mandado foi expedido por Bretas na última terça-feira 19 mas, segundo a PF, a operação foi adiada porque os oficias não conseguiram localizar Temer a tempo.

Outros casos

Temer é alvo de dez inquéritos. A delação da Engevix foi homologada pelo ministro Luís Roberto Barroso em outubro do ano passado. No último dia 15, Barroso remeteu à primeira instância cinco inquéritos, um deles envolvendo o caso do porto de Santos. O ex-presidente é acusado de receber vantagens indevidas do grupo Rodrimar, que opera o porto no litoral de São Paulo, e que foi beneficiado por um decreto de Temer em 2017.

Em dezembro de 2018, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, havia denunciado o ex-presidente pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por integrar o suposto esquema.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar