Política

Debate: Lula destaca legado de seus governos nas considerações finais; Bolsonaro repete clichês

O petista ressaltou sua experiência após dois mandatos; o ex-captião insistiu em termos como ‘ideologia de gênero’

Foto: Nelson Almeida/AFP
Apoie Siga-nos no

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, ressaltou o legado de seus governos durante as considerações finais do debate promovido pela TV Globo. O encontro começou na noite da quinta-feira 29 e se estendeu até a madrugada desta sexta 30. O petista disse haver na atração três tipos de candidato.

“Tem aquele que tem uma vida provada neste País e tem resultado, tem aqueles que fazem as promessas e tem aquele que está governando”, avaliou Lula. “O povo pode escolher alguém que soube resolver a situação do Brasil, porque eu digo que o problema não é governar, é cuidar do povo: gerar emprego, aumentar salário, aumentar a massa salarial, melhorar a saúde e a educação, fazer universidade”.

Lula afirmou ter “orgulho do Fies, do Prouni, do Reuni, das 442 escolas técnicas que fizemos, do Brasil Sem Fronteiras, de ter virado protagonista internacional quando o Brasil era respeitado no mundo inteiro”. Também declarou ter “orgulho de ter sido escolhido o melhor presidente da história do Brasil”.

Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, abriu suas considerações finais citando as palavras “Deus, Pátria, família e liberdade”.

“Temos um governo que respeita a todos, que está rompendo quatro anos sem corrupção, que respeita a família brasileira, que diz ‘não’ ao aborto, porque entende que a vida existe desde a sua concepção. Um governo que respeita as crianças em sala de aula – não à ‘ideologia de gênero’ -, que sabe a dor de uma mãe que tem os filhos no mundo da droga. Um governo que não quer legalizar as drogas. Um governo do livre mercado, que dá exemplo para o mundo na recuperação da economia mundial, que foi abalada.”

Uma pesquisa Datafolha publicada na quinta 29 mostra que Lula tem 50% dos votos válidos, contra 36% de Bolsonaro. Considerando a margem de erro, o petista tem entre 48% e 52%. Para triunfar na primeira rodada, ele tem de obter mais de metade dos votos válidos, excluindo nulos e brancos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo