CartaExpressa

De volta ao Brasil, Jean Wyllys se prepara para assumir cargo no governo Lula

O ex-deputado irá trabalhar na área de planejamento da comunicação, ligada diretamente ao ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

Depois de quatro anos no exílio, o ex-deputado federal Jean Wyllys (PT) desembarcou no Brasil e se prepara para assumir um cargo de assessor especial na Secretaria Especial de Comunicação Social do governo Lula.

A informação foi antecipada pelo A Tarde e confirmada por CartaCapital com interlocutores do Palácio do Planalto.

Ainda não há previsão de quando a nomeação deve sair no Diário Oficial da União. O ex-deputado irá trabalhar na área de planejamento da comunicação, ligada diretamente ao ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta.

Wyllys deixou o País no final de janeiro de 2019, após receber diversas ameaças de morte. À época, tinha acabado de ser reeleito deputado federal pelo Rio de Janeiro, mas renunciou ao cargo.

O ex-parlamentar desembarcou em Brasília no final de junho, em meio ao julgamento no Tribunal Superior Eleitoral que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade. Dias depois, o petista foi recebido por Lula no Planalto.

Segundo relatos, o convite formal para integrar a equipe de comunicação do governo foi apresentado nesta reunião.

Natural de Alagoinhas, na Bahia, Wyllys é formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, instituição pela qual também possui mestrado em Letras e Linguística. Escritor e professor universitário, ele foi eleito pela primeira vez para a Câmara dos Deputados em 2010.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo