Mundo

De reunião com Dilma a jantar oferecido por Macron: o dia de Lula na França

No ‘Power Our Planet’, o presidente falou sobre os esforços para proteger a Amazônia e responsabilizou os países ricos e coloniais pela poluição

Créditos: Ludovic MARIN / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) cumpriu nesta quinta-feira 22 uma extensa agenda de reuniões e eventos em Paris, na França. O dia chegou ao fim com um jantar oferecido pelo presidente Emmanuel Macron.

No país, o primeiro compromisso de Lula foi uma reunião com Dilma Rousseff (PT), presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como Banco dos Brics.

À tarde, Lula também teve encontros com os presidentes da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e de Cuba, Miguél Díaz-Canel Bermudez; com o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry; e com o presidente da COP-28, nos Emirados Árabes Unidos, Sultan al-Jaber.

No início da noite, o presidente fez um discurso durante o evento Power Our Planet, no Campo de Marte. Lula falou sobre os esforços que o Brasil fará para proteger a Amazônia, responsabilizou os países ricos e coloniais pela poluição do planeta e fez um chamado coletivo pela proteção da floresta brasileira.

A agenda do petista se encerrou com um jantar oferecido por Macron e pela primeira-dama Brigitte Macron aos chefes de delegação da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global.

A passagem de Lula pela França ocorre logo após sua visita à Itália, onde se reuniu com o presidente Sergio Mattarella, com a primeira ministra Giorgia Meloni e com o Papa Francisco.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo