Mundo

De encontro com o Papa, no Vaticano, a reunião com Giorgia Meloni: o dia de Lula na Itália

O presidente permanece no país até a quinta 22, quando embarca para a França

Foto: Vatican Media/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) encerrou a sua agenda de compromissos na Itália, nesta quarta-feira 21, ao lado do prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.

“A minha viagem foi, do meu ponto de vista, de recolocar o Brasil no centro das discussões sobre as questões climáticas no mundo. Vocês sabem que o Brasil é um país muito importante, tem uma matriz energética possivelmente a mais limpa do mundo, tem um compromisso de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030, e estes foram assuntos que eu discuti com o presidente, a primeira-ministra e o prefeito Gualtieri”, declarou o petista.

Mais cedo, Lula participou de uma reunião com o presidente italiano, Sergio Mattarella, no Palazzo del Quirinale. Nas redes sociais, afirmou ter discutido o estreitamento das relações entre os países e o acordo entre União Europeia e Mercosul.

O presidente também teve uma agenda com a primeira-ministra da Itália, a representante da extrema-direita Giorgia Meloni.

O petista ainda se encontrou com o Papa Francisco e participou de uma audiência no Vaticano, onde discutiu caminhos para buscar a paz no mundo. Lula recebeu um presente do pontífice produzido em oficinas na sede da Igreja Católica.

Lula lembrou que sua relação com a Itália é histórica, construída desde os tempos em que era dirigente sindical. O presidente desembarcou em Roma na terça-feira 20 e permanece na Itália até a quinta 22, quando embarcará para a França. Antes, participará de uma coletiva de imprensa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo