CartaExpressa
Datena pede desfiliação do PDT após sinalização de chapa com Tabata Amaral
Apresentador da Band pode entrar no PSB, segundo jornal
O jornalista e apresentador José Luiz Datena, da TV Band, apresentou uma carta ao diretório do PDT em São Paulo pedindo a sua desfiliação partidária. A saída do partido, formalizada na segunda-feira 13, seria por “motivos de ordem pessoal”.
A entrada de Datena no PDT havia sido oficializada em junho deste ano. Desde o início de 2023, ele era visto pela legenda como principal nome para concorrer à eleição municipal de São Paulo em 2024.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Datena deve se filiar ao PSB e pode ser candidato a vice de Tabata Amaral, do mesmo partido. Ao jornal, Tabata disse que Datena “contribuirá muito” ao seu projeto político.
“Datena é um dos maiores comunicadores do país e alguém que conhece de perto a pauta da segurança pública, que é certamente um dos maiores desafios da nossa cidade”, afirmou a deputada federal ao veículo, na semana passada.
O PDT foi o décimo partido do qual Datena já fez parte, após passagens por siglas como PT, PP e PSL. Em quatro disputas eleitorais, o apresentador lançou o próprio nome, mas desistiu.
O jornalista está à frente do Brasil Urgente, nas tardes da Band, desde 2003. A cobertura jornalística do programa é voltada para casos de polícia. Para se candidatar, ele terá de pedir demissão da emissora.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Racha entre Cid e Ciro Gomes causa debandada de prefeitos do PDT no Ceará
Por André Lucena
Presidente do PDT diz que Ciro pode ser candidato a governador em 2026
Por Wendal Carmo


