Política

Datafolha: Sem França na disputa, Haddad abre 20 pontos de vantagem em São Paulo

O ex-prefeito da capital soma 34% das intenções de voto, contra 13% de Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia, que aparecem empatados

Fernando Haddad e Márcio França. Fotos: Ricardo Stuckert e Divulgação
Apoie Siga-nos no

Com uma eventual desistência de Márcio França (PSB) na disputa pelo governo de São Paulo, o ex-prefeito da capital Fernando Haddad (PT) soma 34% das intenções de voto e amplia para 20 pontos percentuais a vantagem sobre os adversários no principal cenário monitorado pelo instituto Datafolha na pesquisa desta quinta-feira 30. O bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) soma 13% e está em pé de igualdade com o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB).

Os dados são do principal cenário monitorado pelo instituto nesta quinta-feira. A pesquisa ainda mediu as intenções de voto caso França insista na sua candidatura. Neste caso, Haddad reduz seu percentual para 28% da preferência dos eleitores e é seguido justamente pelo pessebista, que soma 16%. Tarcísio teria 12% e Garcia iria a 10%.

Nos dois casos, todos os demais pré-candidatos monitorados pelo instituto não somam mais de 5% dos votos. Numericamente, quem se sai melhor no cenário principal é Gabriel Colombo (PCB), com 3%. O comunista está tecnicamente empatado com os adversários que aparecem na sequência.

Com os resultados desta quinta-feira, crescem as expectativas pela desistência de França, negociada por PT e PSB em uma articulação que envolve a aliança nacional entre Lula e Geraldo Alckmin e acertos em outros dois estados: Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

A articulação entre as duas legendas pretende lançar França como candidato ao Senado no palanque com Lula e Haddad. A desistência de José Luiz Datena (PSC), que liderava a corrida para o cargo, pode dar ainda mais força para a composição.

Para chegar aos resultados que mostram vantagem de Fernando Haddad em todos os cenários monitorados, o instituto Datafolha entrevistou 1.806 eleitores do estado entre os dias 28 e 30 de junho. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.

Garcia e Tarcísio disputam o mesmo eleitor

O levantamento desta quinta-feira permite ainda verificar um breve perfil do eleitorado de cada um dos principais pré-candidatos. Haddad, por exemplo, tem grande apoio entre os mais jovens (16 a 24 anos), faixa em que reúne 40% das intenções de voto. Ele também tem maior destaque entre os eleitores da capital do estado, 43%, e funcionários públicos, 45%.

Tarcísio de Freitas, por sua vez, tem perfil de eleitores muito próximos ao de Garcia. Cada um, por exemplo, tem 19% entre os eleitores mais ricos do estado e tem pontos parecidos entre os empresários, 23% indicam voto em Garcia e 26% em Tarcísio.

Rejeição

A pesquisa Datafolha desta quinta-feira ainda mediu a rejeição de cada um dos pré-candidatos ao governo de SP. Haddad é quem está na frente neste quesito, com 35% das indicações de reprovação. França vem logo em seguida, com 20%. Tarcísio e Garcia têm 16% de rejeição, cada. Os dois, no entanto, contam com índices maiores de desconhecimento.

Bem distante do primeiro pelotão nos cenários de intenções de voto, o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (PMB) aparece na parte mais acima entre os rejeitados. Ao todo, o ex-ministro, rompido com Jair Bolsonaro, tem 15% de indicações negativas a sua pré-candidatura. Colombo, por sua vez, está no mesmo patamar.

Felício Ramuth (PSD), Altino Júnior (PSTU), Elvis Cezar (PDT) e Vinícius Poit (Novo) variam entre 11% e 13% de rejeição.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo