CartaExpressa

Datafolha: Na Bahia, ACM Neto tem 51% dos votos válidos e Jerônimo 38%

O Datafolha mediu ainda a preferência dos eleitores da Bahia para a vaga de senador no estado

ACM Neto e Jerônimo Rodrigues. Fotos: Divulgação
Apoie Siga-nos no

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil) tem 51% dos votos válidos neste sábado 1º, véspera do primeiro turno, segundo a pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha. No levantamento, Jerônimo Rodrigues (PT) é o segundo colocado com 38%.

Esta é a margem mais estreita registrada pelo Datafolha entre os dois candidatos. Há poucas semanas, ACM Neto liderava a corrida eleitoral com folga significativa. Jerônimo, no entanto, conseguiu emplacar bom desempenho ao associar seu nome ao de Lula na campanha durante a reta final e reverter a desvantagem. As mudanças fizeram com que a eleição de ACM ficasse, neste sábado, no limite da margem de erro para uma vitória em primeiro turno.

Para além dos dois políticos que lideram a disputa, há ainda 8% de votos válidos ao ex-ministro João Roma (PL). O bolsonarista apostava na aliança com Jair Bolsonaro para ser alçado como opção viável. No decorrer da campanha, no entanto, seu nome nunca chegou perto da liderança.

O Datafolha mostra ainda que Kleber Rosa (PSOL), Marcelo Millet (PCO) e Giovani Damico (PCB) conseguiram alcançar 1% dos votos válidos para cada um nesta véspera de primeiro turno.

Senado Federal

O Datafolha mediu ainda a preferência dos eleitores da Bahia para a vaga de senador no estado. Otto Alencar (PSD) segue liderando com folga. Ao todo, 53% dos votos válidos são apontados para ele. O segundo lugar, ocupado por Cacá Leão (PP), tem apenas 28%. Há ainda 11% para Raíssa Soares (PL). Os demais nomes não passam de 5%.

A pesquisa

O levantamento do Datafolha com eleitores da Bahia foi contratado pela Rádio Metrópole. Para os dados, foram realizadas 2.500 entrevistas presenciais entre sexta-feira 30 e sábado 1º. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o registro do levantamento na Justiça Eleitoral é o BA-00751/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo