Política
Datafolha: Lula lidera com folga no Nordeste e no Sudeste; Norte tem empate técnico
No geral, o petista aparece com 19 pontos de vantagem sobre Bolsonaro no 1º turno


Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira 28 indica que Lula (PT) lidera com folga a disputa com Jair Bolsonaro rumo à Presidência da República entre eleitores do Nordeste. Na região, o petista venceria por 59% a 24%. No Sudeste, a região mais populosa, o triunfo de Lula se daria por 43% a 28%. No Norte, há empate técnico: 41% para Lula e 39% para Bolsonaro.
O levantamento oferece outros recortes. Bolsonaro oscilou três pontos para cima entre os brasileiros que recebem até dois salários mínimos, o principal estrato socioeconômico da pesquisa. Lula, porém, lidera com folga nesse segmento: 54% a 23%.
Bolsonaro cresceu seis pontos entre o eleitorado feminino: saltou de 21% para 27%. Mesmo assim, Lula mantém a dianteira, com 46% das intenções de voto. O eleitorado feminino representa 52% da amostra.
Lula, por sua vez, ganhou quatro pontos entre homens, oscilação dentro da margem de erro, que neste segmento é de três pontos. Ele agora aparece à frente por 48% a 32%.
O ex-capitão continua a liderar entre os evangélicos, apesar do recente escândalo no Ministério da Educação protagonizado por pastores. Bolsonaro aparece com 43% nesse segmento (tinha 40% na última pesquisa), enquanto Lula vai a 33% (tinha 35%).
No geral, a pesquisa indica a manutenção do cenário apresentado pela rodada anterior, de 22 de junho. Lula lidera a corrida à Presidência com 47% das intenções de voto, ante 29% Bolsonaro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Datafolha: Lula tem 18 pontos de vantagem sobre Bolsonaro no 1º turno
Por CartaCapital
‘Vamos conversar’, diz Lula a Janones, candidato do Avante à Presidência
Por CartaCapital
Lula defende investimento na ciência e diz que o Teto de Gastos ‘tira do pobre para dar ao rico’
Por Marina Verenicz