Política

Datafolha: Após reação a ataques de Bolsonaro, apoio a ditadura atinge o menor nível

O índice chegou a 7%, segundo o levantamento. O número de defensores da democracia subiu

Reportagem de CartaCapital tem participação de artistas, intelectuais e ativistas que estiveram no Ato pela Democracia. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O percentual de pessoas que defendem a ditadura como sistema de governo chegou ao menor nível desde o início da série histórica do Datafolha, em 1989. Pesquisa divulgada nesta sexta-feira 19 mostrou que 7% dos brasileiros defendem a ditadura – em setembro do ano passado, quando houve o último levantamento sobre o tema, o registro foi de 9%.

O Datafolha também observou o maior índice de apoio à democracia, com 75% de pessoas que concordam que a democracia é sempre melhor do que qualquer outra forma de governo. O mesmo percentual havia sido visto em junho de 2020. Na última pesquisa, eram 70%.

Ainda segundo o levantamento, 12% dizem que tanto faz se o governo é uma ditadura ou uma democracia e 5% não souberam opinar. Os percentuais do último estudo eram de 17% e 4%, respectivamente.

Os dados vêm à tona após o ato de 11 de agosto que reagiu a declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) consideradas afrontas à democracia.

A pesquisa Datafolha foi contratada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo e ouviu 5.744 pessoas em 281 cidades do País entre terça-feira 16 e quinta-feira 18. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-09404/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo