Política

Datafolha: 73% confiam nas urnas; o índice é maior entre eleitores de Lula

O sistema eletrônico de votação é alvo de constantes ataques infundados do presidente Jair Bolsonaro

Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa Datafolha realizada 25 e 26 de maio aponta que 73% dos brasileiros confiam nas urnas eletrônicas, enquanto 24% não confiam e 2% não sabem. Os dados foram publicados nesta sexta-feira 27.

Entre os que confiam, 42% responderam confiar muito e 31% um pouco.

O sistema eletrônico de votação é alvo de constantes ataques infundados do presidente Jair Bolsonaro (PL). Na quinta 26, durante entrevista, o ex-capitão alegou ser “um direito” lançar dúvidas sobre as urnas, sem mostrar evidências que sustentem as insinuações.

O Datafolha indica que, em meio à ofensiva de Bolsonaro, caiu o nível de confiança nas urnas. Na rodada anterior, de março, 82% afirmavam confiar nas urnas, contra 17% que não confiavam.

Na comparação com a pesquisa de dezembro, porém, o índice de confiança cresceu (era de 69%, ante 29% dos que não confiavam).

O levantamento de maio mostra que eleitores de Lula (PT) confiam mais nas urnas (83%, considerando os que confiam muito e um pouco). 16% dizem não confiar.

Já o nível de confiança entre eleitores de Bolsonaro chega a 58%, enquanto 40% não confiam.

O Datafolha entrevistou 2.556 pessoas em 181 cidades. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada no TSE com o número BR-05166/2022.

Nesta sexta, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, afirmou que aceitar o resultado das eleições é algo inegociável e voltou a defender o sistema eletrônico de votação. Ele ministrou uma palestra a magistrados no Recife (PE) sobre a participação de mulheres na política.

“O Brasil tem eleições limpas, seguras e auditáveis”, reforçou Fachin. “O acatamento do resultado do exercício da soberania popular é expressão inegociável da democracia pelo respeito ao sufrágio universal e ao voto secreto.”

Na quinta, Bolsonaro foi questionado por jornalistas se ele se comprometeria a aceitar o resultado das urnas, mesmo em caso de derrota, mas não respondeu. Disse apenas: “Democraticamente, eu espero eleições limpas”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo