Política

Datafolha: 61% dos eleitores de Bolsonaro acham que não há ‘nenhuma chance’ de uma nova ditadura

Pesquisa também apontou que os bolsonaristas estão mais otimistas em relação à melhora na economia

O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO, EM SÃO PAULO, NO 7 DE SETEMBRO. FOTO: MIGUEL SCHINCARIOL/AFP
Apoie Siga-nos no

Um novo recorte da pesquisa realizada pelo instituto Datafolha revela que 61% dos eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL) acreditam que não há qualquer chance de uma nova ditadura se impor no Brasil. O volume é maior do que o registrado entre os apoiadores do ex-presidente Lula (PT) e de Ciro Gomes (PDT), que se mostraram bem mais temerosos quanto a uma possível ruptura democrática no País.

Os dados foram coletados na semana passada, entre os dias 16 e 18 de agosto, a partir de 5.744 entrevistas presenciais. Destas, 2.626 eleitores indicaram voto em Lula, 1.799 em Bolsonaro e 460 eleitores apontaram preferência por Ciro Gomes. O novo recorte foi divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quarta-feira 24.

Além dos 61% que indicam que não há ‘nenhuma chance’ de uma nova ditadura no País, Bolsonaro reúne 19% de eleitores que veem uma ‘pequena chance’ de rompimento, segundo o Datafolha. Já outros 13% apontam ‘muita chance’ ao serem questionados sobre o tema.

Entre os apoiadores de Lula, o percentual que acredita em ‘muita chance’ de uma ruptura salta para 24%. Outros 28% apontam verem ‘pouca chance’ e 42% descartam qualquer possibilidade de ditadura no País.

Já entre aqueles que indicam voto em Ciro, 20% vislumbram ‘muita chance’ de uma nova ditadura, 24% ‘pouca chance’ e 51% descartam qualquer possibilidade de um novo período distante da democracia.

Ainda segundo o levantamento, os eleitores de Ciro são os que mais apoiam a democracia como melhor forma de governo. 82% dos apoiadores do pedetista dizem que o sistema será sempre a melhor opção. O percentual que faz a mesma afirmação é de 77% entre os eleitores de Bolsonaro e 72% entre os petistas.

Já entre aqueles que indicam apoiar uma ditadura em algumas circunstâncias, o candidato que reúne o maior percentual é Bolsonaro. Ao todo, 9% de apoiadores do atual presidente fazer essa afirmação. Lula reúne 6% e Ciro 3%.

Há ainda 13% de afirmações ‘tanto faz’ ao serem questionados sobre a forma de governo entre os apoiadores de Lula. O grupo é de 9% entre os bolsonaristas e 5% entre os eleitores do pedetista.

Economia

A pesquisa ainda monitorou a percepção dos eleitores dos três principais candidatos em relação ao futuro da economia brasileira. Segundo os dados, bolsonaristas se mostraram bem mais otimistas com uma melhora nos próximos meses. Eleitores de Ciro, por sua vez, não acreditam em mudanças. Já os apoiadores de Lula apostam em melhora, mas estão mais divididos.

Em percentuais, aqueles que acreditam em melhora na economia brasileira nos próximos meses somam 71% entre os bolsonaristas, 40% entre os petistas e 32% entre os ciristas. Já os que acham que tudo ficará como está são 20%, 32% e 41%, respectivamente.

Na outra ponta do levantamento, que reúne aqueles que acreditam em piora nos resultados da Economia do País nos próximos meses, os eleitores de Lula somam 24%. Já entre os apoiadores de Ciro o percentual é de 22%. Só 6% dos eleitores do ex-capitão fazem essa afirmação.

A pesquisa

Por conta do volume da amostra, os dados deste recorte do Datafolha têm 2 pontos percentuais de margem de erro quando se referem a Lula e Bolsonaro e sobem para 5 pontos quando dizem respeito a Ciro Gomes. O nível de confiança da pesquisa, contratada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, é de 95%. No Tribunal Superior Eleitoral, o registro é o BR-09404/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo