Mundo

assine e leia

Cruzada global

Lula retoma a liderança do Brasil na América Latina, enquanto planeja uma aliança internacional para enfrentar a extrema-direita

Ribalta. Com Lula, o Brasil retoma a cadeira na comunidade ­latino-americana. Scholz, o chanceler alemão, visitará o Brasil nos próximos dias - Imagem: Ricardo Stuckert/PR e Presidência da Letônia
Apoie Siga-nos no

Na véspera da posse, em 1° de janeiro, Lula conversou com o ex-primeiro-ministro grego Alexis Tsipras, político nascido no ano em que o petista assumiu o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em 1974, e hoje chefe de uma coalização partidária de esquerda em seu país. Os dois dividiram uma perplexidade. Aqui e na Grécia a extrema-direita ameaça a democracia com pregação idêntica: pátria, família, religião, costumes.

Tsipras governou de 2015 a 2019 e, no primeiro ano, viveu um drama. Fraquejou diante da promessa eleitoral de sair da Zona do Euro, a moeda única europeia, caso os líderes do bloco se negassem a aliviar dívidas gregas, como se negaram. Yanis Varoufakis, então ministro da Economia e uma das estrelas do governo grego, debandou. Em 2018, Varoufakis uniu-se ao norte-americano Bernie ­Sanders e ao atual ministro brasileiro da Fazenda, Fernando Haddad, para lançar uma aliança internacional progressista contra a extrema-direita mundial.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo