Política

CPI da Covid quebra sigilos de motoboy da VTCLog que se recusou a entregar o celular

A comissão também pedirá à Justiça que autorize a busca e a apreensão do aparelho de Ivanildo Gonçalves

O motoboy da VTCLog Ivanildo Gonçalves. Foto: Pedro França/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

A CPI da Covid quebrou nesta quarta-feira 1 os sigilos telefônico, bancário e fiscal do motoboy Ivanildo Gonçalves da Silva, funcionário da VTCLog. A empresa entrou na mira dos senadores por suspeitas de envolvimento em um esquema de corrupção no Ministério da Saúde.

A maioria dos membros da CPI também aprovou um pedido para que a Justiça determine a busca e a apreensão do aparelho telefônico do motoboy, já que ele se recusou a entregar voluntariamente o celular à comissão.

Ivanildo foi mencionado em um relatório do Conselho de Atividades Financeiras que identificou que o motoboy fez saques milionários para a VTCLog. A retirada chega a 4,7 milhões de reais. Ele contou aos senadores que ia ao banco com cheques da empresa e sacava os valores em espécie. Com o dinheiro vivo, pagava boletos e outras contas. Quando sobrava algum valor após as transações, devolvia o dinheiro à empresa. Gonçalves afirmou que entregou os comprovantes de pagamento à VTCLog.

Ante a negativa de Ivanildo em fornecer o celular, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou um requerimento para pedir à Justiça a obtenção do aparelho. Vieira mencionou uma “alta probabilidade de haver dados relevantes em seu celular, a exemplo de conversas em Whatsapp, localizações geográficas e telefonemas”.

Por isso, escreveu Vieira, “a busca e apreensão do aparelho fornecerá informações essenciais para desvelar os exatos termos da atuação da VTCLog no contexto acima mencionado”. O requerimento foi aprovado.

Na oitiva, o motoboy ainda afirmou que entregou um pen drive no 4º andar do Ministério da Saúde. Não precisou, porém, a data em que esteve no local, nem para quem entregou o dispositivo. “Eu lembro que eu entreguei para uma senhora, uma moça lá”, disse.

Senadores perguntaram se o motoboy pagou boletos para o ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias. “Eu não estou lembrado de ter pagado boleto nenhum dele”, declarou Ivanildo. “Nunca ouvi falar e nunca estive com ele.”

Na véspera, a comissão exibiu imagens que, de acordo com os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), comprovam que o motoboy pagou boletos de Roberto Dias. O vídeo transmitido durante a sessão mostra a chegada de Ivanildo a uma agência bancária no Distrito Federal. Segundo Renan e Randolfe, a data e o horário de pagamento das contas de Dias coincidem com aqueles em que o motoboy esteve na agência.

Nesta quarta, a CPI também aprovou a convocação de Zenaide Sá Reis, funcionária da VTCLog apontada por Ivanildo como responsável por ordenar os saques e o pagamento de boletos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo