Política

Corrupção não é prioridade para os brasileiros nestas eleições, mostra pesquisa

A saúde e a educação e o desemprego são, nesta ordem, os assuntos considerados mais importantes para a maioria

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE
Apoie Siga-nos no

A corrupção deixou de ser tema prioritário aos brasileiros nas eleições, perdendo importância para assuntos como saúde e educação. A conclusão é de uma pesquisa realizada pelo Instituto Não Aceito Corrupção, divulgada nesta quinta-feira 25.

De um universo de 1.600 entrevistados, apenas 11% dos brasileiros indicaram a corrupção como prioridade, o que faz com que o tema apareça em quarto lugar em um ranking que inclui, nesta ordem: saúde (26%); educação (23%) e desemprego (13%). Também aparecem entre as respostas moradia (6%), inflação (5%) e violência (5%).

A saúde é prioridade, sobretudo, para mulheres, 30% delas fez essa sinalização. Entre os brasileiros com ensino superior completo, a educação foi a mais lembrada (27%); o desemprego, por sua vez, é demanda mais forte para as classes C, D e E (14%); o desejo de combater a corrupção se consolida mais entre os homens (15%).

A pesquisa também mensurou como os cidadãos lidam com a corrupção no dia a dia. A maioria disse rejeitar atitudes que demonstram ganho de vantagem financeira ou de natureza política como, por exemplo, compra de votos e nepotismo.

No entanto, são aceitáveis socialmente atitudes que configuram algum tipo de ajuda ao próximo, por exemplo, refeições cortesia para policiais em alguns estabelecimentos e um motorista não ser multado por um fiscal de trânsito pelo entendimento de que se tratava de uma emergência.

A pesquisa ‘Percepção sobre a Corrupção’ fez entrevistas online, entre 10 a 16 de junho. Tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais, e margem de confiança de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo