Economia

Coordenador da campanha de Lula projeta reajuste do salário mínimo acima da inflação

O ex-governador Wellington Dias destacou que o plano de governo petista terá ações concretas aos mais vulneráveis e também à classe média

Apoie Siga-nos no

Um dos coordenadores da campanha do ex-presidente Lula, o senador recém-eleito Wellington Dias (PT-PI), afirmou que a equipe que atua no plano de governo do petista trabalha com a perspectiva de reajuste do salário mínimo acima da inflação já para 2023.

Em entrevista à Folha, o ex-governador do Piauí explicou que a regra de correção salarial deve considerar o crescimento médio do PIB (Produto Interno Bruto) dos cinco anos anteriores. Considerar a expansão da economia no cálculo já era uma estratégia usada pelos governos petistas. “Vai ter uma média. Ela não será tão elevada, provavelmente em torno de 2% de ganho real em 2023”, explicou. Dias ainda destacou que o reajuste salarial se enquadra em um conjunto de ações emergenciais que serão destinadas às pessoas mais vulneráveis e também à classe média, caso da atualização da faixa de isenção do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física), proposta que, deve ser apresentada também no primeiro ano de mandato.

“O povo brasileiro já sabe que é uma certeza, no programa do presidente Lula, cuidar dos mais pobres, cuidar de quem mais precisa. Mas também é um governo que tem um olhar especial para a classe média”, disse ao jornal. “Há propostas como a atualização da faixa de isenção na tabela do Imposto de Renda. Isso aqui está garfando da renda da classe média aproximadamente 120% de remuneração por ano”.

Dias ponderou, no entanto, que, em um cenário de crise, o governo vai lidar com ‘as emergências das emergências’, caso da fome, momento em que garantiu um mínimo de 600reais  para o Auxílio Brasil.

“Por isso o Auxílio Brasil terá um formato em que os 600 [reais] são o mínimo, mas para cada criança na família tem um acréscimo”, garantiu. “Cuidar emergencialmente dos que precisam de atendimento nas filas de saúde, tanto pela pandemia como pelo descaso, pela falta de planejamento. A atualização da vacinação para todas as doenças do Brasil é emergencial”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo