Política

Confirmado como vice, Alckmin sinaliza esforço por vitória no 1º turno: ‘É hora de Bolsonaro ir embora’

O ex-tucano classificou Lula como ‘a esperança’ para ‘livrar o Brasil do fanatismo político e das ameaças do bolsonarismo’

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), confirmado nesta sexta-feira 29 como candidato a vice-presidente na chapa de Lula (PT), classificou o petista como “a esperança” para “livrar o Brasil do fanatismo político e das ameaças do bolsonarismo ao Estado Democrático de Direito”.

Em convenção nacional em Brasília, o PSB ainda oficializou o apoio à candidatura de Lula ao Palácio do Planalto. Também estão na aliança PCdoB, PV, Solidariedade, Rede e PSOL.

Além de Lula e Alckmin, participam da cerimônia, entre outros, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, o candidato do partido ao Senado por São Paulo, Márcio França, e o prefeito de Recife, João Campos.

Em seu discurso, Alckmin destacou a possibilidade de vitória no primeiro turno. Na véspera, uma pesquisa Datafolha apontou Lula com 52% dos votos válidos, um índice que garantiria o triunfo do petista sem a necessidade de um segundo turno.

“Viemos aqui hoje para promover uma grande confraternização. A confraternização da esperança com o futuro. A esperança tem nome: ela se chama Lula. E o futuro do Brasil é a realização dessa esperança. Dessa esperança que, se Deus quiser e com o apoio e a força de todos nós, haverá de se realizar já no dia 2 de outubro“, afirmou o ex-tucano.

Alckmin ressaltou a unidade para “livrar o Brasil do fanatismo político, das ameaças do bolsonarismo ao Estado Democrático de Direito e da ruinosa política econômica que colocou o Brasil de volta no mapa da fome”. Segundo ele, “já passou a hora de darmos um basta à incompetência e à irresponsabilidade de um governo que não sabe cuidar propriamente do seu povo, que é incapaz de prever, prover e promover, porque só improvisa, se omite e destrói”.

O ex-governador paulista também mirou as ameaças de Bolsonaro a instituições e ao próprio sistema eleitoral.

“É hora de darmos um basta às ameaças à nossa democracia”, prosseguiu o vice de Lula. “Quem alega fraude tem de provar, e quem não prova tem de ser punido pela farsa de acusar. Não vamos cair no jogo da mentira, não vamos nos render às manhas e aos desvarios de um presidente que não quer voltar para casa. É hora de Bolsonaro ir embora, por todo o mal que causou ao País.”

Alckmin ainda definiu o governo do ex-capitão como “o mais irresponsável, imprudente e incompetente que o Brasil já teve”.

A pesquisa Datafolha divulgada na quinta 28 aponta a liderança de Lula na corrida à Presidência da República com 47% das intenções de voto no primeiro turno, contra 29% de Bolsonaro. O petista também derrotaria o presidente em um eventual segundo turno, por 55% a 35%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo