Economia

Reforma da Previdência endurece regime de servidores. Veja a íntegra

Na prática, texto dificulta acesso e reduz valor dos benefícios do funcionalismo. Proposta para os militares virá depois

Apoie Siga-nos no

Depois de entregar a Rodrigo Maia o texto da Reforma da Previdência, o governo está apresentando os pontos da mudança. A reforma endurece o regime dos servidores e não inclui os militares.

O projeto mantém a mudança na idade mínima: de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, e estabelece três regras de transição. Antes vinculadas ao salário total, as alíquotas de contribuição passam a aumentar conforme a faixa salarial, podendo chegar a 14%. A lógica é semelhante à do Imposto de Renda.

Outro ponto de destaque é a mudança no regime próprio dos servidores públicos. Na prática, o texto dificulta o acesso e reduz o valor dos benefícios. No caso dos servidores, a alíquota de contribuição pode chegar a 22%. A idade mínima de aposentadoria dos professores será de 60 anos (antes não havia idade mínima), e com no mínimo 30 anos de contribuição.

A apresentação também detalha a proposta do governo para regimes de capitalização.

Confira os principais pontos da reforma aqui.

Leia também: Laranjal e 1ª derrota dificultam a aprovação da Reforma da Previdência

A reforma está sendo apresentada em entrevista coletiva pelos secretários Bruno Bianco (Secretaria Especial de Previdência e Trabalho), Leonardo Rolim (Previdência) e Narlon Gutierre (adjunto de Previdência), vinculados ao Ministério da Economia.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo