Política

Como atua a Arco Construções, empresa ligada a Juscelino Filho, segundo jornal

A construtora concentra as suas obras em Vitorino Freire (MA), reduto eleitoral do ministro

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

No centro das investigações da Polícia Federal (PF) sobre supostas irregularidades na pavimentação de estradas no Maranhão, a empresa Arco Construções, ligada ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho, apresenta uma série de irregularidades operacionais, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira 24 pelo jornal Folha de S. Paulo.

As informações apontam que a empresa não conta com funcionários registrados, possui dívidas com bancos públicos e privados e, principalmente, concentra as obras na cidade que é conhecida como o reduto eleitoral do ministro e da sua irmã, Luanna Rezende: Vitorino Freire, no Maranhão.

De acordo com a matéria, a Arco Construções é ré em processos movidos por bancos em razão de dívidas. A principal delas se refere ao Banco do Nordeste, que cobra na Justiça o valor de 1,25 milhão de reais. Outro banco público para o qual a construtora é devedora é a Caixa Econômica Federal, que pede 250 mil reais em duas ações contra a empresa.

Dados do Tribunal de Contas do Maranhão mostram, segundo a publicação, que todos os contratos da Arco Construções foram realizados na cidade de Vitorino Freire. No último mês de setembro, a prefeita do município e irmã de Juscelino Filho foi alvo de uma operação da PF. Ela chegou a ser afastada da prefeitura por suspeitas de desvios de recursos federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Luanna Rezende nega que tenha cometido irregularidades no manejo dos recursos.

No total, segundo a matéria, são nove contratos celebrados entre a Arco Construções e o município. Eles envolvem pavimentação, construção de praças e de uma escola, além do aluguel de maquinário pesado na cidade. 

Outro caso envolvendo a empresa foi revelado ontem, também pela Folha de S. Paulo, e mostra que dois convênios realizados com emendas de Juscelino Filho teriam beneficiado uma propriedade do próprio ministro. 

Um dos convênios, por exemplo, teria bancado a recuperação de uma estrada que liga Vitorino Freire a uma propriedade da família do ministro. A responsável pela construção, de acordo com a matéria, foi a Arco Construções.

Os registros da construtora mostram que a empresa foi criada em 2015, mesmo ano em que Juscelino Freire começou a exercer o seu primeiro mandato como deputado federal. No começo, a responsável pela empresa era Lia Candida Parente Santana, que se tornaria assessora de Juscelino em 2017. Atualmente, o dono da empresa é Antonio Tito Salem Soares, nome que é visto pelos investigadores como “testa de ferro” do ministro.

O advogado da construtora, Gustavo Belfort, garante que a empreiteira age de acordo com a lei e que não pertence a Juscelino Filho. A defesa do ministro vai na mesma linha, negando qualquer ligação entre o chefe da pasta das Comunicações e a Arco Construções. Além disso, a defesa diz que são “absurdas as ilações de que Juscelino tenha tido qualquer proveito pessoal com sua atividade parlamentar”.

“Trata-se de mais uma ataque na tentativa de criminalizar as emendas parlamentares, um instrumento legítimo e democrático do Congresso Nacional, enquanto não há absolutamente nada que desabone a atuação de Juscelino Filho no Ministério das Comunicações”, afirma a nota divulgada ontem, em relação à denúncia de que Juscelino Freire, quando ainda era deputado, teria utilizado recursos públicos para pavimentar, via Arco Construções, a estrada que leva à fazenda da família.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo