Mundo

Como a segunda condenação de Lula repercutiu na imprensa europeia

Batalha política e reação de Bolsonaro receberam destaque em sites e jornais do continente

Apoie Siga-nos no

A imprensa europeia repercute nesta quinta-feira 7 a nova condenação contra o ex-presidente Lula, no caso do sítio de Atibaia, no interior de São Paulo.

A juíza federal Gabriela Hardt, substituta do ministro Sérgio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba, condenou Lula a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Ela considerou a culpabilidade do petista “elevada”, por ele ter recebido “vantagem indevida em decorrência do cargo de Presidente da República, de quem se exige um comportamento exemplar”.

A acusação sustentou que Lula teria beneficiado de reformas no sítio de Atibaia feitas pelas empreiteiras OAS e Odebrecht em troca da facilitação de contratos com a Petrobras. A defesa pode recorrer da sentença.

O petista, que está detido em Curitiba desde abril, já cumpre uma pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A imprensa francesa explica que o ex-presidente de 73 anos poderá acumular as duas penas, uma vez que elas não totalizam 30 anos reclusão, o tempo máximo permitido no Brasil.

Batalha política

Em Portugal, o jornal Público diz que a prisão de Lula transformou-se num dos principais campos de batalha política no Brasil. Na recente campanha presidencial, o Partido dos Trabalhadores (PT) “concentrou-se em denunciar a alegada perseguição que diz ser movida contra o partido e o ex-presidente pelos tribunais, enquanto Jair Bolsonaro fez da luta contra a corrupção e do fortalecimento da Lava Jato duas das suas principais bandeiras eleitorais”.

O Público assinala que a prisão de Lula após a condenação em segunda instância, quando a defesa ainda pode recorrer no Supremo Tribunal Federal (STF), é motivo de controvérsia jurídica. Em abril, explica o diário português, “os juízes do STF vão indicar se mantêm esse entendimento ou não, o que poderá permitir a libertação do ex-presidente e de vários outros políticos condenados por corrupção”.

Bolsonaro tuita condenação

Leia também: A desrespeitosa decisão de Toffoli que ofende Lula e memória de Vavá

El País também sublinha que a Lava Jato causou um verdadeiro tsunami na política brasileira, especialmente no PT, que Lula continua dirigindo de dentro da cadeia. “Bolsonaro conseguiu, durante a campanha eleitoral, transformar o PT no inimigo número um de boa parte do eleitorado, como o grande símbolo da corrupção e do desperdício”, escreve El País. Mas o PT sustenta que é vítima de perseguição política, acusado de práticas que outros partidos também realizaram, acrescenta o texto.

Na França, o jornal Le Parisien destaca que o presidente Jair Bolsonaro tuitou a segunda condenação de Lula, sem fazer comentários, em seu perfil no Twitter. Ao mesmo tempo, Le Parisien lembra que durante a campanha Bolsonaro disse que esperava que Lula apodrecesse na prisão.

Le Monde recorda que Lula é acusado em outros casos de corrupção, mas sempre se declarou inocente e vítima de um complô para impedir seu retorno ao poder. Favorito nas pesquisas na última eleição presidencial, o petista foi condenado como inelegível poucas semanas antes da votação, recorda o jornal Le Monde.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo