Política

Lula é condenado a 12 anos e 11 meses de prisão pelo caso Atibaia

Sentença é da juíza Gabriela Hardt, substituta de Sérgio Moro

Lula liderava as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais até ser preso Lula liderava as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais até ser preso
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi sentenciado a 12 anos e 11 meses no processo que envolve um sítio em Atibaia. A decisão é baseada em denúncia do Ministério Público Federal contra o petista por corrupção e lavagem de dinheiro relacionada a obras do sítio Santa Bárbara, que ele frequentava com a família.

A sentença é da juíza Gabriela Hardt, substituta de Sérgio Moro na Lava Jato desde que o juiz abandonou a magistratura para assumir o Ministério da Justiça a convite do presidente Jair Bolsonaro. Cabe recurso.

Conforme a denúncia, a Odebrecht, a OAS e a também empreiteira Schahin gastaram pouco mais de 1 milhão de reais em obras de melhorias no sítio em troca de contratos com a Petrobras. O imóvel está em nome de Fernando Bittar, filho do amigo de Lula Jacó Bittar.

Preso desde abril do ano passado, Lula cumpre pena de 12 anos e um mês, retificada pelo TRF4 na primeira denúncia contra ele no âmbito da Operação Lava Jato. A pena inicial dada por Moro nesse caso era de nove anos anos e meio.

Há ainda uma outra denúncia, que envolve uma suposto pagamento de propinas da Odebrecht por meio de um terreno do Instituto Lula. Lula é réu em sete ações penais ao todo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo