Política

Comissão de Ética pune Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa, por casos de assédio no banco

Guimarães recebeu a pena de censura durante a reunião da Comissão realizada nesta quinta-feira

Pedro Guimarães, ex Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

A Comissão de Ética Pública da Presidência decidiu aplicar censura como punição a Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa Econômica Federal, por “constatada infração ética” nas “denúncias de condutas ilícitas praticadas contra empregadas” do banco.

A decisão pela punição foi tomada nesta quinta-feira, durante a reunião do colegiado. O resumo da ata do encontro só foi publicizado nesta sexta 22.

Guimarães, vale lembrar, comandou a Caixa durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), de quem era um forte aliado, chegando a participar de diversas lives semanais do ex-capitão.

O executivo, no entanto, pediu demissão do banco público após uma série de denúncias de assédio sexual e moral feitas por servidoras. Ele também é alvo de outras representações judiciais. Ele é réu no caso.

Na Comissão de Ética, a censura é uma espécie de reprimenda da administração pública que fica marcada no currículo do economista. 

Punição a Marcelo Queiroga

Outro integrante do governo Bolsonaro punido pela Comissão de Ética na mesma reunião foi Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde.

O caso em questão se tratava de infrações cometidas durante um pronunciamento público indevido. Novamente, a punição escolhida foi a censura ética.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo