CartaExpressa
Comissão da Câmara vai ouvir Ricardo Cappelli sobre imagens do 8 de Janeiro
Por se tratar de convocação, o ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional tem a obrigação de comparecer ao colegiado


A Comissão de Segurança Pública da Câmara vai ouvir o ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional, Ricardo Cappelli, sobre as imagens que mostram militares do GSI simpáticos aos invasores do Palácio do Planalto no 8 de Janeiro.
O requerimento de convocação, de autoria do deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP), foi aprovado pelo colegiado nesta terça-feira 25. Por se tratar de uma convocação, Cappelli tem a obrigação de comparecer à audiência. A data para ouvi-lo ainda não foi definida.
Na semana passada, a comissão aprovou a convocação do general Gonçalves Dias, então chefe do GSI, para prestar esclarecimentos. Horas depois, ele pediu exoneração do cargo após imagens reveladas pela CNN Brasil em que o militar aparece em contato com os golpistas durante a invasão no Palácio do Planalto.
Com a troca no comando da pasta, os deputados decidiram convocar Cappelli. Na comissão, o ministro interino será questionado sobre a justificativa do GSI para manter as gravações do circuito interno do prédio sob sigilo, bem como quais foram as medidas tomadas para apurar a omissão de servidores nos atos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.