Política

Comissão da Câmara convoca Braga Netto para explicar leitos ociosos em hospitais das Forças Armadas

A convocação acontece duas semanas depois de o presidente da Casa, Arthur Lira, anular um requerimento semelhante do mesmo grupo

Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira 28, a convocação do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, para que ele preste esclarecimentos sobre a existência de leitos de UTI ociosos em hospitais das Forças Armadas enquanto o sistema de saúde registra colapso em vários estados, devido ao avanço da pandemia.

 

A convocação acontece duas semanas depois de o presidente da Câmara, Arthur Lira, anular um requerimento de convocação da mesma comissão que pedia esclarecimentos sobre compras de picanha, cerveja, uísque, bacalhau, filé e salmão para as Forças Armadas. Ainda não foi estabelecida a data em que o ministro será ouvido.

O presidente da comissão, o deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), afirmou que a convocação de Braga Netto é “para corrigir um erro”, em referência à anulação do requerimento anterior.

Aliados do presidente Jair Bolsonaro tentaram retirar a convocação de Braga Netto da pauta, mas o pedido foi rejeitado pelos membros do colegiado.

Além da convocação do general, a comissão aprovou convites para ouvir outros quatro ministros: o da Saúde, Marcelo Queiroga; o do Meio Ambiente, Ricardo Salles; o da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; e o da Justiça, Anderson Torres. Os convites, entretanto, ao contrário das convocações, podem ser recusados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo