Política

Lira anula convocação de Braga Netto para explicar compras de carnes e bebidas

Deputado Elias Vaz (PSB-GO) quer esclarecimentos sobre aquisição de picanha, cerveja, uísque, bacalhau, filé e salmão para as Forças Armadas

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anulou a convocação do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, para explicar as compras de picanha, cerveja, uísque, bacalhau, filé e salmão para as Forças Armadas. O general iria prestar esclarecimentos na Comissão de Fiscalização e Controle.

Autor do requerimento que pediu a convocação, o deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) diz que a medida “desrespeita” o regimento da Câmara e o Artigo 50 da Constituição, que dá garantia aos deputados no direito a convocar ministros. O parlamentar disse que vai recorrer no Supremo Tribunal Federal.

“É uma atitude totalmente arbitrária. O que o presidente da Câmara fez é gravíssimo, um desrespeito à democracia ao atingir o preceito constitucional do deputado de fiscalizar o Executivo. Do que o governo tem medo?”, protestou o parlamentar, em nota.

Parlamentares do PSB apontam superfaturamento de até 67% em compras de 714 mil quilos de picanha e 80 mil unidades de cerveja. Eles também querem apuração sobre 438,8 mil quilos de salmão, 1,2 milhão de quilos de filé mignon, 9.748 quilos de filé de bacalhau, 139.468 quilos de lombo de bacalhau, conhaque e uísque 12 anos.

As supostas irregularidades foram informadas ao Tribunal de Contas da União e ao Ministério Público Federal. O MPF repassou os casos a cada estado de origem dos processos de compra. Vinte investigações já foram abertas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo