Política
Comissão da Câmara convoca Braga Netto para explicar leitos ociosos em hospitais das Forças Armadas
A convocação acontece duas semanas depois de o presidente da Casa, Arthur Lira, anular um requerimento semelhante do mesmo grupo


A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira 28, a convocação do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, para que ele preste esclarecimentos sobre a existência de leitos de UTI ociosos em hospitais das Forças Armadas enquanto o sistema de saúde registra colapso em vários estados, devido ao avanço da pandemia.
A convocação acontece duas semanas depois de o presidente da Câmara, Arthur Lira, anular um requerimento de convocação da mesma comissão que pedia esclarecimentos sobre compras de picanha, cerveja, uísque, bacalhau, filé e salmão para as Forças Armadas. Ainda não foi estabelecida a data em que o ministro será ouvido.
O presidente da comissão, o deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), afirmou que a convocação de Braga Netto é “para corrigir um erro”, em referência à anulação do requerimento anterior.
Aliados do presidente Jair Bolsonaro tentaram retirar a convocação de Braga Netto da pauta, mas o pedido foi rejeitado pelos membros do colegiado.
Além da convocação do general, a comissão aprovou convites para ouvir outros quatro ministros: o da Saúde, Marcelo Queiroga; o do Meio Ambiente, Ricardo Salles; o da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; e o da Justiça, Anderson Torres. Os convites, entretanto, ao contrário das convocações, podem ser recusados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.