CartaExpressa

Comissão da Câmara aprova moção de louvor ao escritor de ‘O Avesso da Pele’

Proposta é de autoria dos deputados federais Glauber Braga, Fernanda Melchionna e Sâmia Bomfim, todos do PSOL

Créditos: Foto: Carlos Macedo / Divulgação e Divulgação
Apoie Siga-nos no

A Comissão de Participação Legislativa da Câmara aprovou, por unanimidade nesta quarta-feira 13, uma moção de louvor ao escritor Jeferson Tenório, autor do livro O Avesso da Pele.

De autoria dos deputados federais Glauber Braga, Fernanda Melchionna e Sâmia Bomfim, todos do PSOL, a proposta foi apresentada em meio à ofensiva para censurar a obra em escolas públicas de ao menos três estados: Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Na justificativa, os parlamentares argumentam que a tentativa de limitar o acesso a livros é negar a “oportunidade do público de se engajar com ideias diversas e de expandir sua compreensão do mundo”.

“[A censura] vai contra a Constituição, contra a liberdade de expressão, contra o direito à leitura. Essa homenagem mostra que, ao contrário de alguns autoritários, a sociedade brasileira tem orgulho do seu trabalho, fundamental para uma formação crítica, reflexiva e antirracista”, disse Sâmia a CartaCapital.

Vencedor do Prêmio Jabuti em 2021, O Avesso da Pele se passa em Porto Alegre, nos anos de 80, e conta a história de Pedro, filho de um professor de literatura assassinado em uma desastrosa abordagem policial.

Motivado pela perda, Pedro mergulha em uma investigação sobre suas origens, buscando desvendar as raízes de sua família, explorar o passado e compreender melhor a vida e os ideais do pai.

O livro integra o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, do Ministério da Educação, que compra e distribui os exemplares para escolas públicas do País. Funciona assim: as obras e são avaliadas por especialistas da banca do MEC para que, depois, os gestores escolham as obra – ou seja, o livro foi escolhido pelas escolas para fazer parte do catálogo.

Após a remoção dos exemplares, as vendas do livro registraram aumento superior a 1400% na segunda semana de março, de acordo com dados da Amazon.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo