Política

‘Começou o jogo. Vamos conversar com o Congresso’, diz Lula sobre enfraquecimento de ministérios

Em evento na Fiesp, o presidente minimizou a derrota aplicada por comissão a Marina Silva e Sônia Guajajara

Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) minimizou nesta quinta-feira 25 o relatório aprovado na quarta-feira por uma comissão especial do Congresso que enfraquece o Ministério do Meio Ambiente, de Marina Silva, e o Ministério dos Povos Indígenas, de Sônia Guajajara. O texto ainda precisa ser votado por deputados e senadores no plenário.

Lula se manifestou sobre o assunto durante evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, por ocasião do Dia da Indústria.

“Peguei o noticiário e tive a impressão de que o mundo tinha acabado. ‘Lula foi derrotado pelo Congresso’, ‘acaba-se o ministério disso’, ‘acaba-se o ministério daquilo’. E eu fui ler. O que estava acontecendo era a coisa mais normal”, afirmou o presidente. “Até então, a gente estava mandando a visão de governo que queria. A comissão no Congresso resolveu mexer e agora começou o jogo. Vamos jogar, conversar com o Congresso e fazer a governança daquilo que a gente precisa fazer.”

Segundo Lula, não é possível “se assustar com a política”, porque “toda vez que a sociedade se assusta com a política e começa a culpar a classe política, o resultado é infinitamente pior”.

De acordo com o relatório aprovado pela comissão, o Cadastro Ambiental Rural foi transferido do Meio Ambiente para o Ministério da Gestão, enquanto a Agência Nacional das Águas passou a ficar sob o guarda-chuva do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Além disso, segundo a peça, o Ministério das Cidades receberá a gestão de sistemas de informação que estavam sob a responsabilidade de Marina: o Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico, o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Outra proposta polêmica do relator, deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), é transferir a competência para demarcação de terras indígenas do Ministério dos Povos Indígenas para o Ministério da Justiça. Em nota, a pasta comandada por Sônia Guajajara afirmou que as mudanças vão “totalmente contra a decisão do governo federal de tratar os povos indígenas com a devida importância e relevância com que merecem”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo